A nossa Escola proporciona condições e meios favoráveis para que o aluno desenvolva suas relações.
Proposta Educacional
A estrutura do pensamento infantil exige que a criança conheça, manipule seu meio e tire seus próprios valores, formando juízos pessoais, disciplinando sua conduta de acordo com eles. A Educação Infantil é de extrema riqueza, na construção dos alicerces da afetividade da criança e consequentemente, em seu desenvolvimento integral e harmônico.
Desta forma, a proposta Educacional da Educação Infantil é contribuir para a formação de pessoas inventivas, que sejam capazes de realizar tanto quanto possível as suas habilidades, aptidões físicas e intelectuais bem como seus sentimentos sociais, estéticos, morais e religiosos. Pessoas capazes de interferirem e exercerem influências nas mudanças que venham a adicionar na sociedade em que vivem, isto porque temos consciência de que a educação é a semente da sociedade, e por meio dela, ensinamos os valores e princípios que nossas crianças levarão para a vida toda.
É nessa atuação, em parceria com os pais e com a vontade de construir conhecimentos e formar cidadãos dignos e atuantes, que garantimos o sucesso de nossa escola.
Objetivo Geral
Aprender sobre temas diversos, trabalhar em equipe, sair da rotina da sala de aula, levar a criança a pensar, a criar, a valorizar a diferença, a explorar a diversidade de papéis e ações, dando asas à imaginação e ao poder da criança de recriar o mundo através de atividades dinâmicas, prazerosas e criativas, promovendo desta forma, o bom ajustamento da criança ao meio que a cerca, integrando-a gradual e continuamente a ambientes sociais cada vez mais amplos, enriquecendo sua base de experiência, buscando propiciar um desenvolvimento global e harmonioso nos seus aspectos cognitivos, psicomotores e afetivos.
Metodologia
A Escola Mãe da Divina Providencia, tanto na Educação Infantil, quanto no Ensino Fundamental, adota princípios pedagógicos na perspectiva da construção da aprendizagem, proporcionando condições e meios favoráveis para que o aluno desenvolva suas relações com o conhecimento partindo de suas pré-concepções. Estimulando-o a criar sua representação pessoal, a formular hipóteses, a interagir, a brincar com suas idéias, construindo assim, o seu próprio conhecimento e encontrando um significado real para o aprender, estabelecendo possibilidades e multiplicando o potencial para a busca de soluções, ou seja, sob essa perspectiva, os conhecimentos prévios e sua participação dentro desse processo tornam-se a base para a construção de novos conceitos e apropriação de saberes mobilizados, que irão contribuir sobremaneira para a formação das competências necessárias à sua inclusão social num mundo sob vários aspectos, exigente, e em mudança contínua.
Avaliação
No processo avaliativo, conhecer o aluno e sua realidade é fundamental. Para nós, a Avaliação na Educação Infantil, deve ser como um diálogo tranqüilo e alegre, dando oportunidade para o conhecimento da criança. Avaliar é, em seu sentido multidimensional, uma leitura que se faz da realidade do aluno em termos afetivos, sociais e epistêmicos.
É preciso conhecer o aluno em todas as suas dimensões, fazendo uma leitura mais ampla de sua realidade, para poder de fato, promover melhores oportunidades, adequadas à personalidade de cada um , no sentido de seu avanço.
Anexos